imagem_site

Central do boi, a plataforma para comercialização de bovinos

A comercialização de bovinos no Brasil é realizada de duas maneiras distintas: por peso vivo e por cabeça. A venda de animais por cabeça é a mais usual no território brasileiro, tanto vendedor quanto comprador se baseiam em cotações diárias – às vezes de fontes distintas – para a região e a categoria em questão.

Apesar de ser considerado uma commoditie, o gado possui um alto valor de mercado, portanto, uma criteriosa análise é fundamental para realizar uma boa comercialização. O comprador precisa ter certeza do que está comprando, os principais critérios que impactam o preço, além do peso, são: sexo, raça, idade, relacionamento com o vendedor e distância do comprador (frete).

A comercialização de bovinos entre propriedades vizinhas é a que propicia o menor custo de comercialização para os envolvidos, pois o valor do transporte e comissões são baixos ou nulos. Contudo, nem sempre nas fazendas próximas é possível encontrar o melhor produto e preço.

Por isso pecuaristas se utilizam da figura do corretor, que geralmente possui uma carteira de clientes fixa na região, tendo um portfólio de lotes para oferecer. Isso gera um custo maior, pois essa comercialização normalmente é comissionada. Outra figura importante no cenário de venda de bovinos são os leilões, que permitem a venda de animais para regiões distantes, gerando uma equivalência de preços no mercado em geral.

Nos últimos anos, com a informatização da pecuária, houve um aumento no número de sites que oferecem um serviço de comercialização de animais não domésticos. Todavia, nenhum deles foi capaz de atender uma grande parcela dos pecuaristas brasileiros, ou seja, essa transição para a comercialização online ainda não foi efetiva.

A Central do Boi (CdB) foi uma ideia que surgiu devido a uma análise da alta demanda por um serviço que concentrassem os anúncios num mesmo lugar, facilitando a vida do pecuarista e dando a ele um leque maior de opções de gado.

equipe_cdb

Equipe Cdb

Baseado num modelo inglês de venda de gado, a CdB chega ao mercado neste mês de Agosto de forma gratuita, com um protótipo dedicado ao estado  de São Paulo, tornando-se o maior marketplace exclusivo de gado do país. O site está recebendo feedbacks dos pecuaristas e corretores, para se adequar as necessidades destes comercializadores. O site possui um sistema de cadastro e de busca simples e intuitivo que agiliza a procura dos usuários. Também é possível avaliar os compradores e vendedores trazendo ainda mais confiabilidade para as próximas negociações de outros usuários.

Através de uma relação próxima com o cliente, a CdB informa os usuários pelo celular ou Facebook sobre os melhores lotes disponíveis de acordo com sua necessidade, de forma rápida e transparente.

A partir de 2017, a CdB oferecerá ainda outros serviços como: comercialização por preço aberto, auxílio na transação financeira e informações para formação de preço.

Autores:

Matheus Scalco Malmann – Founder

Luan Leme Pinheiro – Consultor 

Lucas Rangel Leal – Consultor